27.03.2017
José Manuel Fernandes, deputado ao Parlamento Europeu, Coordenador dos Deputados do Partido Popular Europeu na Comissão de Orçamentos, Relator do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, mais conhecido como "Plano Juncker" e Melhor Eurodeputado do Ano 2016, é o próximo convidado do Ciclo de Conferências Dr. Carlos Bacelar. A iniciativa subordinada ao tema “União Europeia. Ainda vale a pena?” realiza-se na próxima sexta-feira, 31 de março, pelas 21h00, na Casa de Esmeriz.
Há 60 anos, nos escombros da Segunda Guerra Mundial, que fez mais de 50 milhões de vítimas, a assinatura do Tratado de Roma que instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM), aproximou seis países europeus num projeto comum, alargado depois a muitos outros, fomentando os valores partilhados e a solidariedade entre os povos.
Para Portugal, a adesão à CEE, em 1986, ajudou a modernizar o País, a consolidar a sua frágil democracia e a aspirar a uma maior prosperidade e justiça social para todos os portugueses.
Os resultados alcançados são visíveis no espaço europeu: o mercado comum e a livre circulação de pessoas, bens, capitais e serviços; a moeda única; as políticas de ambiente; as políticas de segurança; a proteção dos direitos fundamentais; e a igualdade entre homens e mulheres.
Apesar disso, a União Europeia vive hoje tempos bastante complexos com os movimentos eurocéticos e populistas a ganharem crescente visibilidade.
Muitos europeus questionam se a União Europeia precisa de se reformar? Se é nela que os cidadãos podem encontrar resposta para os seus problemas? Se a União Europeia será capaz de solucionar os problemas dos mais jovens que estão à margem do mercado de trabalho ou dos desempregados de longa duração? Se continua a União Europeia a ser um espaço de Paz, Solidariedade e o Progresso Económico e Social?
Para responder a estas e muitas outras perguntas, o PSD de Vila Nova de Famalicão convidou José Manuel Fernandes.