Notícias

10.03.2017

Vereadores do PS viram costas ao município

Na reunião do executivo municipal realizada hoje fez-se história pela negativa em Vila Nova de Famalicão. Os vereadores do Partido Socialista abandonaram os trabalhos durante o período antes da ordem do dia, depois de uma intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal a pedir respeito pela verdade das intervenções proferidas durante a realização da reunião.

O episódio aconteceu depois de um vereador do Partido Socialista ter iniciado uma intervenção, imputando ao Sr. Presidente da Câmara Municipal afirmações e juízos de valor por ele não ditas. No exercício das suas funções o Presidente da Câmara Municipal interrompeu o Sr. vereador e exigiu respeito pela verdade, pelas pessoas e pela instituição que dirige.

Ao abandonarem a sala na sequência desta intervenção do Sr. Presidente da Câmara, os vereadores do Partido Socialista viraram costas ao concelho e desrespeitaram os colegas da vereação. Não há memória de uma tão grande falta de respeito institucional no município de Vila Nova de Famalicão.

O Presidente da Câmara Municipal Paulo Cunha tem pautado a sua ação, nomeadamente ao nível da condução dos trabalhos da reunião do executivo, pela maior abertura democrática possível. É bom lembrar que as reuniões ordinárias de Câmara em Famalicão, ao contrário do que acontece noutros municípios, são todas públicas e não há limite de tempo para as intervenções. No entanto, esta maturidade democrática do Sr. Presidente da Câmara Municipal tem sido aproveitada pelo vereadores do Partido Socialista para fazerem da reunião um espaço de combate político e não um espaço de análise, discussão e aprovação de assuntos relacionados com a gestão do concelho.

Já chega! É tempo dos Srs vereadores do Partido Socialista portarem-se à altura das suas responsabilidades e dignificarem o mandato que lhes foi conferido pelos famalicenses. As questões geradas ao abrigo da trica partidária devem ser lançadas e discutidas na Rua S. João de Deus onde é a sede do PS de Vila Nova de Famalicão e não no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde se debatem os projetos, medidas e as obras que fazem o presente e o futuro de Vila Nova de Famalicão.

Misturar as coisas é uma manifestação de profunda imaturidade democrática que não enobrece o concelho de Vila Nova de Famalicão nem o próprio Partido Socialista.

Jorge Paulo Oliveira

Vice-Presidente da Comissão Política Concelhia

Partilhar ››