Notícias

03.04.2017

Casa cheia em Esmeriz para ouvir José Manuel Fernandes a enaltecer a Europa

Mais de 200 pessoas lotaram na noite da passada sexta-feira, a Casa de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão, participar no debate “União Europeia. Ainda vale a pena?”, com o eurodeputado José Manuel Fernandes, uma iniciativa no âmbito do Ciclo de Conferências Dr. Carlos Bacelar, promovido pela Comissão Política do PSD de Famalicão.

Perante a questão em debate “União Europeia. Ainda vale a pena?” José Manuel Fernandes foi muito claro a responder que sim, que vale na pena e foi, ao longo da sua intervenção, enumerado múltiplas razões que justificam porque vale a pena acreditar e apostar numa Europa Unida.
“Juntos, somos os mais ricos, é aqui que se vive melhor e até mais tarde”, “vivemos em paz e em democracia”, afirmava o eurodeputado, enquanto questionava “porque é que não valorizamos isto, porque é que não temos consciência desta realidade”.
Foi em 1957, nos escombros da Segunda Guerra Mundial, que fez mais de 50 milhões de vítimas, que a assinatura do Tratado de Roma instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM), aproximando seis países europeus num projeto comum, alargado depois a muitos outros, fomentando os valores partilhados e a solidariedade entre os povos.

Com uma visão otimista, positiva e acima de tudo desafiante, José Manuel Fernandes conseguiu prender a atenção de um público interessado do primeiro ao último minuto. Falou-se da Europa, da União Europeia, mas também de Trump, do Brexit, do terrorismo e da globalização. No fundo, o eurodeputado quis deixar bem claro que, acima de tudo, defende “uma União Europeia com mais integração, mais partilha, mais responsabilidade, uma maior harmonização fiscal e com um reforço da democracia”. “É preciso não esquecer que o grande objetivo da criação da União Europeia foi o da paz e o sucesso foi tão grande que não sabemos dar-lhe o devido valor”, destacou.

No final, foram muitas as ideias lançadas pelo público a debate, o que demonstrou bem a pertinência do tema. José Manuel Fernandes mostrou-se muito satisfeito pela adesão e participação do público, deixando grandes elogios a Famalicão, “um concelho cinco estrelas” e a Paulo Cunha “um grande autarca”. A iniciativa contou ainda com as participações de Jorge Paulo Oliveira, deputado na Assembleia da República e Paulo Cunha, presidente da concelhia do PSD.

Refira-se que José Manuel Fernandes, deputado ao Parlamento Europeu, Coordenador dos Deputados do Partido Popular Europeu na Comissão de Orçamentos, Relator do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, mais conhecido como "Plano Juncker", foi considerado o Melhor Eurodeputado do Ano 2016.

Partilhar ››