18.08.2021

COMUNICADO: Participação em debates eleitorais

Fui convidado pela Porto Canal para participar num debate sobre as eleições autárquicas em Famalicão, a realizar no próximo dia 25 de Agosto. Fui informado pela estação televisiva que foram convidados apenas quatro dos sete candidatos à Câmara Municipal, sendo o critério os candidatos associados aos quatro partidos com deputados eleitos na Assembleia Municipal (PSD/CDS-PP, PS, BE e PCP). Assim, não foram convidados os candidatos do CHEGA, IL e do PAN.

Não posso concordar com esta escolha que não garante as mesmas oportunidades a todos os candidatos. Neste caso, são subtraídos do debate 45% dos candidatos à Câmara de Famalicão. Acho que o critério não é defensável do ponto de vista democrático e, por isso, declinei o convite. A democracia não pode ser retórica, tem que ser exercício efetivo e todos temos responsabilidades nisso.

Tenho todo o interesse em discutir com os outros candidatos as nossas propostas para Vila Nova de Famalicão, mas o valor da democracia tem que ser superior aos interesses individuais de cada candidatura. Por isso, não participarei em qualquer debate eleitoral em que não sejam garantidas as mesmas oportunidades a todos os candidatos.

Mário Passos
Candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão