Nasceu em 1966. Iniciou o seu percurso escolar na escola primária da Freguesia de Nine, do concelho de V. N. de Famalicão, terra dos seus pais, prosseguiu os estudos básicos nas escolas EB 2,3 Júlio Brandão e D. Sancho I, enquanto o ensino secundário foi realizado na Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga.

Licenciou-se no ano de 1991, no curso de Física e Química, pela Universidade do Minho (UM), durante o qual foi monitor no departamento de Física, onde ministrou as unidades práticas de eletrónica e electricidade e Magnetismo. Nesse ano, ingressou no Departamento de Química, no grupo disciplinar de Química Física da UM, iniciando, assim, a sua carreira académica como assistente estagiário.

Em 1994, realizou as suas Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica e iniciou as suas Provas de Doutoramento, na mesma universidade, em cooperação com o Instituto John Innes Centre Research Park, Norwich, em Inglaterra, tendo concluído o seu Doutoramento em Ciências no ano de 1998, tornando-se Professor Auxiliar.

Nesse período, desenvolveu a sua actividade de investigação nas áreas da construção de eléctrodos modificados por filmes poliméricos condutores e na síntese, caracterização e estudo comportamental de complexos metálicos. Efetuou dezenas de comunicações nacionais e internacionais, nomeadamente em Inglaterra, Espanha e França e publicou vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

Participou em projectos de investigação científica nacional, designadamente no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi responsável pela lecionação de diversas unidades curriculares, nomeadamente aos cursos de Física e Química, Química Controlo da Qualidade, Geologia e diversas Engenharias na Universidade do Minho. Orientou múltiplos estágios e participou em diversos júris. Foi Presidente da Comissão de Estágio da Licenciatura de Física e Química e secretário da Comissão Coordenadora de Estágios da mesma universidade. Integrou, também, o Grupo de Missão para a Qualidade do Ensino/Aprendizagem e participou na organização de Palestras, Seminários e Congressos.

Em 1999, envolveu-se na política local do concelho de Vila Nova de Famalicão, tendo participado ativamente, como coordenador autárquico, nas eleições autárquicas de dezembro de 2001 e continuou com esta função em todas as eleições autárquicas até á presente data.

Destaca-se, ainda, a função de director de Campanha concelhio, na eleição europeia de 2019 e da legislativas do mesmo ano. No ano seguinte, 2002, tornou-se Presidente da Comissão Politica de secção do PSD de Vila Nova de Famalicão. Desde essa data pertenceu a diversas Comissões Políticas da Distrital de Braga.

Em 2004, é convidado pelo XV Governo Constitucional da Republica Portuguesa, para Delegado Regional de Braga do Instituto Português da Juventude. Neste período, implementou e desenvolveu diversos programas, direcionados aos jovens e ao tecido associativo do distrito de Braga, em temáticas como a empregabilidade, a inovação, o empreendedorismo, o associativismo, o voluntariado, entre outras.

Torna-se, desde 2010, Professor Convidado, da Cooperativa de Ensino Superior e Politécnico Universitário - CESPU.

Em 2009, é eleito Vereador, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, onde se encontra até à presente data, tendo exercido funções em cerca de dez pelouros da governação autárquica, dos quais se destaca o das freguesias, do associativismo, do desporto, da juventude, da habitação, dos transportes, do espaço público e publicidade, da família, e da modernização administrativa.

É coautor da obra "Sistemas Fotovoltaicos – Fundamentos sobre Dimensionamento", editado em 2021 pela Quântica Editor.

Mário Passos
Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão


Mário Passos
Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão