Notícias

26.02.2024

Jorge Paulo Oliveira junta-se a autores de petição que reclama obras urgentes na EN 206

O deputado Jorge Paulo Oliveira, recandidato a um novo mandato na Assembleia da República pela Aliança Democrática, esteve reunido, na manhã do passado sábado, dia 24 de fevereiro, com os primeiros subscritores da petição que reclama obras urgentes na Estrada Nacional (EN) 206 entre Famalicão e Guimarães.

A via apresenta, de acordo com os peticionários, “diversos problemas que afetam a segurança e o conforto de todos os condutores e peões que nela transitam diariamente”.

No encontro, no qual participaram também os presidentes das Juntas de Freguesia de Requião, Pousada de Saramagos e Joane, os subscritores da petição referenciaram os buracos, as irregularidades no pavimento, a sinalização precária, a falta de iluminação e a ausência de passagens seguras para peões como os principais problemas daquela via.

Passaram três anos desde que o Governo de António Costa anunciou que a Infraestruturas de Portugal havia aprovado o Projeto de Reabilitação da EN 206, admitindo que o lançamento do concurso de empreitada ocorreria ainda no decurso de 2021. “Um anúncio, aliás, profusamente publicitado nos órgãos de comunicação social como os socialistas bem gostam de fazer.

O tempo passou, mas a obra não avançou”, lembrou Jorge Paulo Oliveira perante os signatários da petição e os autarcas locais.


Numa audição parlamentar, quando questionado pelo próprio deputado famalicense, o então Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, esclarecera que o lançamento do concurso de empreitada só não avançara porque não obtivera autorização do Ministro das Finanças.

“Estamos em 2024 e os utentes da Estrada Nacional 206 continuam cativos, na sua segurança e na sua mobilidade, pelas cativações do Governo. É incompreensível e extremamente penalizadora a indiferença do Governo face às necessidades das populações e das empresas servidas por esta estrada nacional”, lamentou.

O deputado famalicense reiterou que a estrada “carece de urgentes melhorias nas suas condições de circulação e de segurança”, sublinhando que a mesma serve uma zona fortemente povoada e onde estão instaladas muitas das grandes unidades industriais que fazem do concelho de Vila Nova de Famalicão, o terceiro maior exportador nacional e um território onde o setor tecnológico, o empreendedorismo e os resultados económicos marcam a diferença em termos nacionais.

Partilhar ››