Famalicenses mais felizes

Dando seguimento ao Planeamento Estratégico, começado em 2014/2015, o Município de Vila Nova de Famalicão apresentou, na Casa das Artes, no passado mês de março, um Relatório de Pilotagem, partindo de um estudo efetuado junto dos famalicenses (uma amostra de 508 pessoas), indagando o grau de satisfação da vivência em Vila Nova de Famalicão.

O estudo foi apresentado de forma dinâmica numa sessão na Casa das Artes e realça-se, essencialmente, o facto de 87% dos famalicenses acharem que existe um elevado espírito empreendedor; 80% estar satisfeita com a qualidade dos espaços públicos e 75% da amostra discorda que a mistura entre campo, fábricas e cidade produza uma imagem pouco qualificada.

A propósito da inserção comunitária, 87% dos famalicenses não se sente marginalizada pela sociedade e 77% considera que existem oportunidades para realizar os objetivos de vida em Famalicão.

Indo de encontro ao que o Presidente da Câmara tem defendido, que a governança do território está a cargo de todos e cada um dos famalicenses, na medida em que o desenvolvimento do território faz-se com as pessoas, com o envolvimento e a ação cívica de cada cidadão, o inquérito concluiu que 90% dos famalicenses concorda que podem participar ativamente na vida da comunidade.

Em suma, os famalicenses, tendo em conta os vários aspetos da sua vida, consideram-se felizes. O índice de felicidade em Famalicão está calculado com uma média de 8, em 10, superior à média portuguesa e europeia, que situa nos 7 valores.

Os valores que aqui retratei fazem jus ao slogan que o Município tem veiculado: Gosto de viver, de estudar e de trabalhar em Vila Nova de Famalicão.


Leonel Rocha
Vereador da Câmara Municipal para a Educação e Conhecimento e Empreendedorismo

Partilhar ››