Notícias

30.04.2019

PSD de Famalicão promove debate sobre o papel dos sindicatos na atualidade

Os sindicatos são uma arma do passado ou uma ferramenta do futuro e a defesa dos trabalhadores depende destes ou já não será bem assim? É sobre estas interrogações, que entraram recentemente na ordem do dia em Portugal em virtude das novas dinâmicas e formas reivindicativas assumidas pelos trabalhadores, que o Partido Social Democrata vai desenvolver uma conversa/debate no próximo dia 3 de maio, pelas 21h30, no Salão Paroquial de Riba de Ave, com a presença de Lúcia Leite, presidente da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros, Joaquim Daniel Rodrigues, da União e Sindicatos de Braga, Vitor Sampaio, do SINDEQ - Sindicato das Indústrias e Afins e do empresário Miguel Soares, da Partteam.

Aproveitando o contexto das comemorações dos dias da liberdade e do trabalhador o Partido Social Democrata famalicense abre o debate à sociedade civil e convida os cidadãos, independentemente do alinhamento partidário, a refletirem em conjunto sobre o atual papel dos sindicatos e as novas formas de luta de que os trabalhadores podem socorre-se e da eventual legitimidade das mesmas.

A participação é livre e realizada num contexto geográfico particularmente simbólico uma vez que foi em Riba de Ave que no século XIX surgiram algumas das primeiras indústrias algodoeiras do país que deram origem ao longo dos anos a uma militância sindical particularmente ativa.

A iniciativa da Comissão Concelhia do PSD de Famalicão é realizada em conjunto com os Trabalhadores Social Democratas, a Juventude Social Democrata e as Mulheres Social Democratas de Famalicão. Inserindo-se na estratégia do partido de abertura à sociedade civil e de contributo à solidificação da democracia e à construção de uma sociedade mais participativa e esclarecida.

Partilhar ››