Notícias

13.09.2021

Mário Passos com programa para “um município, moderno, inovador, empreendedor e com qualidade de vida”

É para os famalicenses, para todos os famalicenses, que planificámos um plano de cinco agendas, 30 áreas temáticas e cerca de 500 medidas”. O Programa Eleitoral da Coligação Mais Ação Mais Famalicão, foi hoje apresentado publicamente aos famalicenses pelo candidato à presidência da autarquia, Mário Passos. O programa está disponível para consulta e download em www.maisfamalicao.pt.

Desenhado em função da nossa visão, do contexto de um novo Quadro Comunitário de Apoio e do Plano de Recuperação e Resiliência e que vai continuar aberto à participação dos famalicenses no âmbito do Plano Estratégico de Famalicão que vamos realinhar”, o candidato fala num “programa ambicioso, inovador, moderno, que dá continuidade ao trabalho de qualidade dos últimos anos, mas que rasga novos caminhos para o futuro”.

As agenda Famalicão Ecológico, Famalicão Qualificado, Famalicão Integrador, Famalicão Participativo e Famalicão Dinâmico são a estrutura “de uma visão de um município moderno, inovador, empreendedor e com qualidade de vida.

Na apresentação aos jornalistas, Mário Passos destacou algumas das muitas medidas que assume concretizar para fazer face aos desafios do futuro em Famalicão.

No transporte público rodoviário fala numa “verdadeira revolução, para tornar a rede eficiente, confortável e muito abrangente.” Mário Passos lembra os passos dados já neste capítulo pelo atual executivo e assume “alargar circuitos, ajustar horários às dinâmicas diárias da população e tornar o transporte eficiente com diferentes tipos de soluções ao nível de viaturas. Vamos sedimentar e alargar a experiência do Voltas. Vamos modernizar o serviço com informação objetiva em múltiplas plataformas, incluindo as digitais”.

Na Habitação, Mário Passos fala “num desafio que queremos agarrar com coragem e determinação. Pretendemos criar condições para mais, melhor e mais acessível habitação”. Como propostas destaca, entre outras “a revisão do PDM, que tem que levar em linha de conta esta realidade, de incentivos à reabilitação urbana, de uma melhor regulamentação urbanística, de apoios sociais às famílias carenciadas e de apoios específicos para os jovens nesta matéria”. Fala ainda no “máximo aproveitamento dos programas nacionais e europeus para esta áreas, de forma a oferecermos terrenos e habitações a custos controlados e acesso à renda acessível.

Na Educação, Cultura e Desporto, a palavra de ordem é “democratização”. Mário Passos assume o compromisso de alargar e modernizar a rede de equipamentos, de dinamizar programas e projetos que convoquem à sua utilização e formem novos públicos e de lançar mão de programas sociais para assegurar igualdade de oportunidades a todos os jovens estudantes, artistas e desportistas famalicenses.

No Ambiente assegura o compromisso de completar as redes de Água e Saneamento, que estão a 98% e 90%, respetivamente. Para responder aos 10% da população que ainda não dispõem da rede de saneamento, o candidato assegura a prestação imediata de um serviço público de limpeza de fossas sépticas para salvaguardar os solos e para evitar despejos inadequados de águas residuais para o meio ambiente.

Ainda ao nível ambiental, destaca o Plano Municipal de Economia Circular que vai implementar para “reduzir o consumo de matérias primas, reciclando resíduos domésticos e industriais, promovendo a reutilização sempre que possível.

Assevera “proteger a Biodiversidade, com o desenvolvimento do projeto os Nossos Rios, com o desafio de plantarmos mais 30.000 árvores até 2030, com a expansão para Norte do Parque de Sinçães e a criação de um corredor verde ao longo do Rio Pelhe para Sul do Parque da Devesa, com a criação de novos parques, como o Parque do Longo e um parque em Barrimau, a construir em conjunto com a Junta de Freguesia, espaços que vão estar interligados por um circuito pedonal ao longo do Rio Pelhe, complementando desta forma as respostas que o Parque da Devesa oferece.

A Eficiência Energética merece também particular referência do candidato que vai avançar para uma nova frente de ação no programa Casa Feliz para apoio de obras de isolamento energético de habitações para famílias mais carenciadas. “Destaco esta medida para perceberem que o nosso plano de eficiência energética é transversal a todos. Queremos chegar o mais longe possível: aos edifícios públicos, à iluminação pública, à casa das pessoas”, diz.

Ao nível da Saúde assegura que “estaremos sempre ao lado dos famalicenses e lutaremos de forma intransigente por aquilo que é um direito constitucionalmente assegurado aos cidadãos”. Mário Passos diz que “não pretendemos substituir-nos ao Estado naquilo que são as suas obrigações mas estaremos ao seu lado, como sempre estivemos, disponíveis para ajudar a garantir os melhores cuidados de saúde no concelho, prontos a assumirmos verdadeiras competências na área da Saúde, desde que nos sejam dadas condições para tal”. A este nível, fala em termos concretos na criação da Rede Famalicão Saudável, no lançamento de um plano de promoção de saúde oral em conjunto com a CESPU, no prosseguimento da implementação do programa Rede Solidária do Medicamento e na concretização de uma rede de postos SNS 24 nas Juntas de Freguesia que tenham ou venham a ter Espaços de Cidadão, para além da construção e modernização de equipamentos de saúde.

Na economia e empreendedorismo lembra que “nos últimos anos, o Famalicão Made IN deu um contributo importante ao país na mudança de paradigma da relação das empresas com as autarquias e vice-versa. Foi um trabalho extraordinário o que se fez em Vila Nova de Famalicão e que é nosso compromisso aprofundar e evoluir.

Este são alguns exemplos das dinâmicas que Mário Passos quer imprimir em Famalicão. Diz que “seria um erro enorme retroceder para uma visão provinciana do nosso concelho. Famalicão é, orgulhosamente, um território contemporâneo, que inova na sua forma de governar, na sua forma de fazer a cidade, na sua forma de organizar o espaço público, na sua forma de congregar, de unir, de consensualizar e de gerir as redes institucionais de cogestão.

Por isso, pede aos famalicenses para lerem e analisarem o seu programa com atenção. “Vão perceber que temos um caminho bem definido, um caminho que conta com todos e que convoca todos.

Consulte Programa Eleitoral AQUI.

Partilhar ››