Notícias

09.04.2018

Jorge Paulo Oliveira visitou os Postos dos Comandos Territoriais da GNR de Famalicão e de Riba de Ave

Jorge Paulo Oliveira, deputado à Assembleia da República, visitou hoje de manhã, os Postos dos Comandos Territoriais da GNR de Vila Nova de Famalicão e de Riba de Ave para se inteirar das condições de trabalho dos agentes e do serviço que é prestado à comunidade.

O atual Posto do Comando Territorial de Vila Nova de Famalicão da GNR, inaugurado em 1989, é aquele que apresenta maiores debilidades em termos de conservação dos espaços e funcionalidade do seu edifício, mas “estranhamente, é aquele cuja requalificação não está abrangida pela Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos” aponta o deputado famalicense. “Neste contexto as intervenções que o edifício reclama não serão satisfeitas, pelo menos até 2021, último ano da programação plurianual dos investimentos previstos pelo Governo no âmbito do referido Programa” afirma o social democrata. “O estado de deterioração das instalações é muito significativo e não podemos esperar por uma nova lei de programação de investimentos que, em principio, só ocorrerá em 2022, para contemplar esta intervenção. É preciso encontrar uma solução alternativa”, defende Jorge Paulo Oliveira.

No Posto Territorial de Riba de Ave a situação é diferente, mas nem por isso o deputado famalicense deixou de manifestar a sua intenção de questionar o governo.

Transferido a alguns anos, e a titulo provisório, para o rés-do-chão de um edifício urbano, com habitações por cima do quartel e ladeado de lojas e de um restaurante, as instalações pecam sobretudo pela sua exiguidade e pela singularidade da sua localização.

Em junho de 2017, a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, chegou a anunciar o arranque das obras do novo Posto no decurso do presente ano, mas na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos este investimento foi colocado no ultimo lugar das prioridades do governo.

Ora para o deputado famalicense o “governo não só não honrou a sua palavra, como nunca explicou os critérios que estão subjacentes à definição das suas prioridades de investimento. Os famalicenses são credores dessa explicação”. Jorge Paulo Oliveira vai mais longe e diz mesmo que o governo tem de explicar muito bem porque razão, o concelho de Guimarães, liderado pelo PS, tem a repetida “sorte” de ser contemplado “não apenas com a requalificação de dois postos territoriais da GNR, concretamente o das Taipas e de Lordelo, mas também com a circunstância de ambos os investimentos serem tidos como mais prioritários que o de Riba de Ave”.

Jorge Paulo Oliveira que foi acompanhado nas visitas pelas Presidentes da Junta de Freguesia de Riba de Ave e da União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, Susana Pereira e Estela Veloso, respetivamente, bem como de dirigentes do PSD e da JSD, deixou o compromisso de interpelar o governo para que este esclareça o “mistério das suas omissões e das suas opções”.

Partilhar ››